Como conservar suas bijuterias

Desde a pré-história os adornos corporais e as jóias tiveram grande importância para o homem, não somente como um amuleto de proteção, mas como uma forma de status, uma maneira de se diferenciar dos outros. Vários tipos de materiais foram utilizados para confecções desses adereços, como madeira, conchas, dentes de animais e sementes, desde então o caminho da humanidade pode ser contado através da história das jóias.

O que ninguém duvida é o fascínio que os acessórios causam principalmente nas mulheres, sejam jóias verdadeiras, confeccionados por metais mais nobres, ou até mesmo bijuterias simples que conquistou o seu espaço graças a versatilidade e a combinação com diferentes estilos e idades, fazendo sucesso para compor desde um visual básico até o mais sofisticado.

A diferença entre jóia, semi-jóia e bijuteria está no tipo de material utilizado para a confecção da peça, o que causa, com toda certeza, diferenças no preço. Saber o que as diferencia é importante na hora da escolha. Uma jóia é desenhada exclusivamente sob metais nobres como ouro e prata, o que justifica o seu valor mais alto. As semijóias são produzidas com uma base de latão para depois receberem banho de matérias mais nobres.

Por outro lado, as bijuterias são confeccionadas de materiais de menor qualidade ou mesmo ausência de qualquer metal, isso significa que a bijuteria estará sempre sujeita a oxidação, portanto com menor durabilidade. Não existe cravação em bijuterias, as pedras ou cristais são colados e podem perder o brilho num curto espaço de tempo, mas com alguns cuidados extras, a peça pode ganhar maior tempo de uso.

  • Um cuidado básico com as bijuterias é guarda-las separadas de outras peças para não arranha-las ou acelerar o escurecimento pela oxidação. Se for colocá-las dentro de porta-joias, prefira aqueles com divisórias. Uma idéia é mante-las dentro de saquinhos de algodão ou plásticos.
  • Uma ótima dica é colocar um pedacinho de giz branco na caixa das bijus. O giz absorve a umidade que causa o escurecimento das peças. Sanquinhos de sílica também ajudam na absorção da umidade.
  • Quadros de cortiças, cabides, molduras, ganchos, etc…além de preservar a biju pode servir como objetos de decoração. É só usar a sua criatividade.
  • Creme e perfumes? Nem pensar em colocar depois das bijus, espere primeiro o perfume ou o creme secar. E não esqueça de retirar as bijuterias antes do banho.
Um pano macio ou flanela para limpeza das pedras ajuda a preservar o brilho.

Pode-se utilizar também uma escovinha para limpeza periódica das bijus. Só tome cuidado de não escovar com muita força, principalmente onde tem pedras ou cristais, pois lembre que elas são coladas, e podem soltar com facilidade.

Com esses pequenos cuidados suas bijuterias além de ganharem um tempo maior de uso, permanecerão bonitas.

Você tem outras dicas de como preservar bijuterias? Conta pra gente.

Beijos, Equipe Esfine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.